terça-feira, 5 de maio de 2009

Se está abrindo o blog agora, leia a postagem anterior, da Fabi, p/ entender o que aconteceu hoje!!!

Tem muito tempo que eu (Fernanda)não escrevo no blog por vários motivos, mas hoje realmente não dá p/ deixar de escrever sobre tudo isso.

Hoje de manhã escrevi um texto p/ o blog aproveitando o gancho da homenagem que a Bia recebeu na Virada Cultural, mas acabei não postando, como fiz com vários outros... mas diante o dia de hoje quero compartilhar com vocês.

Tenho me questionado muito sobre pq tantas pessoas têm se comovido tanto, se manifestado e fortalecido essa corrente unindo forças para que o melhor aconteça para Bia. Sei que o choque é grande, que as pessoas sentem essa tragédia, mas o que me chama atenção é o envolvimento de tanta gente, inclusive tanta gente desconhecida e que se manifesta de diversas formas, seja mandando torpedos, ligando, pelo blog, pelo nick no MSN, indo ao hospital p/ abraçar a família, enfim... como já escrito aqui anteriormente, pessoas que não víamos há uns 20 anos talvez, como o Max (precisei te mencionar!!!), pessoas que nem conhecemos e que mandam mensagens com freqüência... realmente não sabemos ou, falando por mim, não sei como agradecer, mas saibam que mais do que agradecer a cada um o que tenho feito é tirar um ensinamento maior de tudo isso.

Nada na nossa vida acontece por acaso, e é importante saber tirar a lição de cada desafio que a vida nos coloca. Nessa situação toda com a Bia tenho tirado muitas lições, o ensinamento é imensurável e muito gratificante, apesar da dor. Mas p/ mim, a dor maior tem sido tentar entender qual a lição que a Bia está tendo de tudo isso e essa resposta ainda não encontrei, apesar de hoje ter conversado sobre isso com meu grande amigo e cunhado e refletido sobre a função do instrumento em cada aprendizado. Mas... diante dos fatos, isso pode ser uma reflexão maior para outro dia pq hoje é dia de comemorar.

Sim, é verdade, hoje é dia de comemoração!!! A Bia realmente mexeu o ante-braço, virou as mãos p/ cima e p/ baixo, moveu o ante-braço perto do corpo, p/ cima, INCRÍVEL!!!

Quando minha mãe me ligou eu só pedi que a tia Cuca ligasse p/ ela, desliguei tudo no trabalho e corri para o hospital. Cheguei lá e ela me mostrou, várias vezes!!!

Há umas duas semanas eu estava sozinha na UTI com a Bia e tivemos uma conversa profunda. Dentre outras coisas que precisávamos falar uma para outra ela me disse que agora o que mais queria era “pegar” novamente, ela queria segurar um copo d’água e inclusive, me pediu que filmasse esse momento. Eu filmei, está registrado esse pedido dela, essa conversa dela com ela mesma (no filme ela fala com ela mesma, relatando como está, como se sente). E hoje, ao vê-la fazendo esse movimento ela me disse que quer pegar o copo d’água!!!

Não sei se as palavras fazem sentido, na verdade nada mais faz sentido. Os médicos diziam que era inacreditável o que aconteceu, um milagre mesmo.

Posso dizer que esse não é o primeiro milagre nas nossas vidas, já passamos por outros, mas mesmo assim têm horas que esquecemos que milagres existem e hoje... recebemos mais essa prova. Para completar, bem na hora em que estava lá com ela, com a mamãe e o Yo um padre apareceu e disse que veio agradecer e não pedir. Incrível!!! Quem mandou esse padre lá bem nessa hora?

Enfim... um dos textos que eu tinha escrito e não postado no blog falava sobre expectativas. Para mim é muito sofrido vê-la na situação em que está, saber que no auge da vida dela tudo deu essa parada, parada de planos, de movimento... Mas agora temos que aprender a mudar esses planos, mudar as metas e isso gera expectativas... e por isso também tenho pensado e refletido sobre expectativas... expectativas que algumas vezes não são atingidas, outras são superadas. Lidar com expectativas é muito complicado, ainda mais quando essa expectativa envolve outra pessoa, por exemplo, quando vc espera que a pessoa tenha determinada reação que vc teria, mas a pessoa reage diferente, pelo simples fato de ser diferente de vc e isso gera um conflito.

Hoje posso dizer que criar expectativas pode ser complicado, mas ter fé é fundamental e a Bia me fez lembrar disso novamente!!!

Enfim... vivendo e aprendendo, não é?

Termino esse texto p/ o blog sem mais palavras p/ expressar o que sentimos hoje.

E Bia, esse recado é direto p/ vc: a Nandinha pediu p/ dizer que quando começou a balbuciar você voltou a falar, quando começou a firmar a cabecinha, vc firmou a sua também e essa semana ela começou a pegar as coisas, ter controle nas mãos e braços, e... olha o que aconteceu com você hoje!!! Ela está com saudades da titia que a ensinou a dar risadinha, lembra???

Bjs, Fê, sua eterna “sis”.

PS: mãe, hoje falando com a Drica, prima, ela me perguntou se algo explica o que aconteceu com a Bia e eu disse: “a força do pedido de uma mãe e nós, como mães ainda temos muito para aprender e acreditar nisso!!!”.

20 comentários:

  1. Aprender...aprender...aprender....
    Hj, conversando com um amigo meu...ele ficou sem graça em dizer que usa a Bia como exercício p. ele não reclamar sobre as coisas...mto menos da vida...
    E eu respondi que mtas vezes eu deito pensando....puxa...Deus escancara o tempo todo mil coisas que preciso aprender....evoluir....olha ai tudo o que está acontecendo em minha família, com a minha irmã, com a dor dos meus pais....e mesmo assim eu termino meu dia com algumas frustrações comigo mesma....e é ai que eu vejo, Fê minha irmã...que tem MTA coisa que ainda não temos nem idéia, mas que precisamos aprender! Não queira entender TUDO agora....é impossível....mas Ele sabe o que faz.
    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, quando levanto abro o blog. Depois do almoço, se estiver em casa também e, antes de dormir abro-o novamente. Hoje não ia abrí-lo mais porque a Fabi já havia postado o grande degrau subido pela Bia mas hábito é hábito: abri. E chorei...chorei de emoção ao sentir sua emoção...chorei pela seu testemunho de fé... O que a Bia está aprendendo eu também não sei. Talvez ela tenha vindo sómente com a missão de ensinar...ou de reascender em nós a presença viva de Deus...
    Que bom: vamos dormir hoje com um sorriso no rosto porque tudo o mais é muito pequeno diante disso que eu chamo de "milagre".
    Beijos Boa Pastora !
    Beijos Papai, Fabi, Fê e Nanda!
    Beijos Bia
    Cida e família

    ResponderExcluir
  3. Apesar de já ter escrito hj, não aguento de emoção.!
    Quando Tia Cuca ligou, a caminho do hospital, me emocionei demais e corri para contar para minha mãe. Lembramos do dia em que ela foi ver Bia, em situação extremamente grave, e afirmou: "essa menina tem vida nos olhos". Hj ela se arrepiou, errou a carreira do croche (coisa rara isso!!!). Se aqui em casa foi um emoção geral, imagino vcs!

    Fernanda vc colocou coisas fantásticas sobre tudo o que está acontecendo.

    Por que? Para que? Por que Bia está passando por isso? Minha mãe idem? Por que com minha flia?

    Não sei e também não sei qtas perguntas mais surgirão e quantas respostas serão possíveis de obter.

    Somos parte desse universo infinito e frutos da CRIAÇÃO. Somos criaturas em eterno aprendizado e, apesar de não termos conhecimento de tudo, algumas coisas talvez possamos entender.

    Fernanda, vc está me ensinando que mesmo que não tenhamos respostas é preciso seguir em frente.

    Nandinha está me ensinando que a vida pode ser aprendida e reaprendida muitas vezes e mesmo que erremos muito e que não façamos as coisas com perfeição, podemos fazê-las com alegria.

    Fabi me ensina a beleza de falar com o coração aberto e sem medo da emoção.

    Tia Cuca me ensina que rir em meio a tantos problemas é realmente o melhor que podemos fazer

    Tia Beth nos ensina que respirar fundo e se esforçar para manter a calma nos momentos de ansiedade é fundamental para tomada de decisões.

    Este Blog me ensina a magia da fé e do amor. Fico impressionada com o número de vezes que ao entrar aqui e ler as msg, repentinamente leio algo que naquele dia parece que foi escrito também para mim!

    O amado de Bia mostra o que é o verdadeiro amor e companheirismo.

    Os demais da Flia Hernandez Nyari ensinam que a união faz a força.

    Os parentes, amigos e desconhecidos que participam de alguma forma deste blog reforçam a minha fé e ensinam sobre a solidariedade que o mundo tanto precisa.

    Os homens, no seu silêncio, em especial Fernando pai e vô/biso Eduardo ensinam que nem sempre é preciso escrever para vibrar com toda força.

    E Bia e Eliana? O que elas estão me ensinando?

    Elas estão me ensinando tantas coisas ao mesmo tempo que é impossível descrevê-las. O ensinamento delas não tenho como traduzir mas apenas como sentir. É uma experiência única, um ensinamento que é passado com MAESTRIA.
    "ELE" sabe escolher os professores.

    Tantas perguntas, poucas respostas (inclusive os médicos devem estar se perguntando muitas coisas e com certeza vão querer se debruçar sobre algumas delas para que no futuro a ciência converse mais com a 'alma').

    Enfim, como vc bem disse, há uma lista imensa de coisas para refletir mas hj meu choro foi de emoção, de alegria, de agradecimento pelas conquistas de Bia, pela GARRA incansável de Mãe Eliana e, também, por ser afortunada por vcs fazerem parte de nossas vidas.

    Com amor, beijos no coração de tds vcs e um muito especial para a incrível Bia.
    Muita luz, muita paz
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Expectativas!!! O queisso quer dizer para uma mãe?????
    Será que nascerá com saúde??? Será menino ou menina??? Decidirá por medicina ou direito, enfim, tantas dúvidas e expectativas!!!
    Nem imagino como estará a cabeça da Tia Eli!!!
    Mas certamente, depois de tudo que aconteceu com a Bia, as notícias de hoje superam todas as expectativas da medicina, mas nunca es expectativas da fé!!!!!
    Meninas, um beijo a todas!!! Fê, pra você, que também é mãe, deve ser um pouco mais difícil ver o sofrimento da tia Eli, mas nunca conseguiremos nos colocar em seu lugar!!!!
    Beijos a todos, principalmente pra Bia!!!!
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bastante emocionada e contente com os avanços da Bia!!
    Tô aqui, de longe, mas com o coração ai pertinho, torcendo para que tudo melhore o mais rápido possível!
    Bjos da Gloss

    ResponderExcluir
  6. Deus nunca nos abandona ele esta sempre entre nos!!!!!! um grande abraco a todos voces !!!!!!!!! Vai Bia isso e so o comeco!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. É FÊ, realmente todos nós temos muito que aprender, Deus realmente escreve certo por linhas tortuosas, ficamos muito, muito felizes mesmo com este momento tão especial, tão importante na vida da Bia e de todos voces, eu também estou aprendendo e muito, muito feliz mesmo com esta melhora, CONTINUO VIBRANDO DAQUI.Beijos da Gaby da Bruna e do Tio Bill, tia LEILA

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Fê por comentar sobre mim. Sei q passamos muitos anos longe todos nós, mas saibam q JAMAIS esqueci de Vcs. Sempre lembro de todos os momentos q passamos no Camping. Foram MARAVILHOSOS. Vcs podem comentar a vontade, sem problemas algum.
    Estou muito FELIZ q a cada dia q vejo o Blog aparece Ótimas notícias da BIA, isso é MARAVILHOSO.
    Deixarei uma oração - Pai Nosso diferente.

    VOCÊ: Pai nosso que estais no céu...

    DEUS: Sim? Estou aqui...

    VOCÊ: Por favor, não me interrompa, estou rezando!

    DEUS: Mas você me chamou!

    VOCÊ: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando.... Pai nosso que estais no céu...

    DEUS: Ai, você fez de novo.

    VOCÊ: Fiz o que?

    DEUS: Me chamou! Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que posso ajudá-lo?

    VOCÊ: Mas eu não quis dizer isso. É que estou rezando. Rezo o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumprí-lo...

    DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?

    VOCÊ: É, realmente ainda não havia pensado nisso.

    DEUS: Mas prossiga sua oração.

    VOCÊ: Santificado seja o Vosso nome...

    DEUS: Espera ai! O que você quer dizer com isso?

    VOCÊ: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!

    DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.

    VOCÊ: Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO. "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."

    DEUS: Esta falando sério?

    VOCÊ: Claro! Por que não?

    DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?

    VOCÊ: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.

    DEUS: Tenho controle sobre você?

    VOCÊ: Bem, eu freqüento a igreja!

    DEUS: Não foi isso que Eu perguntei! Que tal o jeito que você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que você dá a televisão, as propagandas que você corre atrás e o pouco tempo que você dedica a Mim?

    VOCÊ: Por favor. Pare de criticar!

    DEUS: Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.

    VOCÊ: Esta certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente, peço saúde, mas não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...

    DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e Você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa nova atitude sua.

    VOCÊ: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está demorando muito mais do que costuma ser. Vou continuar: ... "o pão nosso de cada dia nos dai hoje..."

    DEUS: Pare ai! Você esta me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!

    VOCÊ: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..."

    DEUS: E o seu irmão desprezado?

    VOCÊ: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me vingar.

    DEUS: Mas, e a sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?

    VOCÊ: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!

    DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer.

    VOCÊ: Pode? Mas como?

    DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei.

    VOCÊ: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.

    DEUS: Então não me peças perdão também!

    VOCÊ: Mais uma vez está certo! Mais só quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Esta bem, esta bem, eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor. Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos.

    DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você, como está se sentindo?

    VOCÊ: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.

    DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...

    VOCÊ: "E não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."

    DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado.

    VOCÊ: O que quer dizer com isso?

    DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência!

    VOCÊ: Não estou entendendo!

    DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre a me pedir socorro.

    VOCÊ: Estou com muita vergonha, Perdoe-me Senhor!

    DEUS: Claro que perdôo! Sempre perdôo a quem esta disposto a perdoar também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que fala! Termine sua oração.

    VOCÊ: Terminar? Ah, sim, "AMÉM!"

    DEUS: O que quer dizer AMÉM?

    VOCÊ: Não sei. É o final da oração.

    DEUS: Você só deve dizer AMÉM quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque AMÉM! quer dizer, ASSIM SEJA, concordo com tudo que rezei.

    VOCÊ: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la.

    DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, aqueles que querem ser livres do pecado. Abençôo-te e fica com minha paz!

    VOCÊ: Obrigado Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.

    Ótima Quarta. ADORO VCS.

    BJs.

    ResponderExcluir
  9. meu deus como o senhor e bom...! Me emocionei com tdos os textos aqui do blog realmente a Bia sempre foi e sempre sera muito forte...Parabens Bia vc esta conseguindo...é tanta emoçao q me faltam palavras...e vendo as fotos da Blossom...ai que nao consigo conter as lagrimas.!
    Estou muitoooooooooo feliz....Li...ela e forte pode acreditar...Saudades enormes...
    Beijos em vcs tdos...Fabi vc recebeu as fotos?

    Aline e Lucas

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    que alegria imensa saber que a Bia deu mais este passo, pelo pouco que conheci da Bia, acredito que esse seja só o primeiro passo, ela vai longe ainda, é muito determinada...Fico emocionada a cada dia que venho aqui, que Deus esteja sempre do lado de vcs, fazendo milagres..Eu estarei rezando e pedindo a cada dia..Um beijo em toda...E confiança!!!

    ResponderExcluir
  11. Show de bola !!!
    Boas vibrações tem um poder que não imaginamos.
    Um grande abraço !
    /Fabio (Hélice).

    ResponderExcluir
  12. Meus amores....
    mil desculpas pela ausencia de comentarios, mas todos os dias venho aki e leio mais sobre esse exemplo de vida chamado Família Hernandez Nyari.
    Ah Bia que felicidade ao ler o que conseguiu fazer, isto só deixa mais claro o que já sabemos e nao cansamos de dizer: Deus existe e a força do Amor e da Fé se renova a cada dia...
    mil beijos a todos...
    Bia, pronta pra Vitória de hoje?
    sei que sim
    Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Família querida,

    Desejamos muita energia positiva para esse momento de evolução.

    O AMOR e o carinho de todos dará mais força a Bia evoluir mais e mais...

    Beijos da Família Sertorio

    ResponderExcluir
  15. Como a maioria que acompanha o blog da Bia, se emociona a cada dia com as mensagens que a Fabi escreve realmente com o coração. Só quem conhece a Fabi que sabe exatamente o que significa cada palavra que ela coloca aqui. Mas hoje fiquei boqueaberta e muito emocionada com o texto da Fê, apesar de já ter as informações desde ontem. E apesar de ser prima exatamente igual a Fabi, estou aprendendo a cada dia a entender, conhecer e amar cada vez mais a Fê. Realmente acho que a força de uma mãe é uma coisa que não podemos medir nem duvidar. Mãe é mãe!! Parabéns tia Eliana pela força que você sempre teve e agora acho que ainda mais. Não esquecendo da força e vibração das irmãs, pai, enfim toda família, amigos e pessoas que nem conhecem a Bia mas já estão juntos nessa.
    Bia, estamos esperando você aqui fora com toda força e alegria.
    Além de ensinar muitas coisas às crianças, agora também está dando lição de vida para "gente grande" (acho que todos nós aqui fora). Te amamos!! Beijos, Pedro, Drica e Dudu

    ResponderExcluir
  16. É isso aí, fiquei pensando, como mãe, na emoção da sua mãe, em ver que filha, mesmo já adulta, está dando passos de bebê, para recomeçar... E como mãe, isso deve ser uma alegria incomparável...
    Venho todos os dias, acompanhar a evolução da Bia...
    Beijinhos
    Tati Colla

    ResponderExcluir
  17. nossa meu coraçao parece que vai saltar pela boca.!!!obrigado senho!louvado seja o teu santo nome.como me sinto,toda vez que entro nesse blog em obrigaçao de agradecer.Papai do ceu obrigado,pois sei que eh apenas o começo...

    ResponderExcluir
  18. "milagre" - mais um, mas virão muitos, nosso Deus tem planos maiores do que os nossos

    amo voces, Eliana (rí e chorei) beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Fê, realmente, seu post foi emocionante. A gente realmente fica se perguntando os motivos de tudo o que aconteceu. São tantos sentimentos, expectativa, ansiedade, frustração, impotência, emoção, alegria, tristeza, revolta... enfim. Em pouco tempo é possível sentir muito tudo isso.
    Também acredito que nada neste mundo acontece por acaso, sempre há um motivo. Qual seria o motivo de tudo isso? Por que envolveu tanta gente? Não sei te responder... eu já falei antes, que estudei com a Bia no XII, mas não tive mais contato com ela. Engraçado como os caminhos de alguma forma se cruzam de novo, por algum motivo. Coincidência ou não, me formei em Pedagogia, pelo mesmo amor que a Bia tem pelas crianças. Engraçado, né? E mesmo depois de tanto tempo - talvez a Bia nem se lembre de mim, da época do colégio (confesso que eu era beem mais feia antes... rs) - mas por que sinto tanto carinho por vocês, pela Bia? Não dá para explicar... é só sentir mesmo, só essa emoção. Sei que mexeu muito comigo, despertando as questões familiares na minha vida - e vejo que vcs têm sido importantes na vida da gente também. Fê, em momentos assim, sua família conseguiu despertar a coisa mais importante, a base sólida para sustentar esse momento, que foi a UNIÃO. Independente dos problemas, brigas, diferenças, essa união faz com que vcs sejam mais e mais fortes. E vcs são pessoas admiráveis!! ADMIRÁVEIS!! Espero que vcs consigam sentir o carinho que cada um de nós, amigos, familiares e desconhecidos tentamos passar a vocês. Mesmo longe, queremos mostrar que vcs nunca estarão só! E vamos comemorar mais e mais vitórias da Bia!! Um beijo enorme.
    Martha

    ResponderExcluir