domingo, 24 de maio de 2009

Quem escreve é a Fernanda.

Antes de mais nada, obrigada pelo apoio e por todas as sugestões e disponibilidades em ajudar pelos comentários na postagem de ontem, que foi colocada depois de ser aprovada pelos meus pais, assim como essa de hoje.

Ontem, quando coloquei a postagem pedindo ajuda foi pq percebi o limite sendo extrapolado e estava realmente preocupada com as pessoas que têm ficado mais perto da Bia fisicamente. Perto todos estamos, seja orando, na corrente para que o melhor aconteça ou resolvendo todas as coisas da Bia fora do hospital, como plano de saúde, apartamento em que morava, a Blossom etc, etc, etc. Mas realmente fiquei preocupada vendo o desgaste das pessoas que ficam presentes com essa freqüência ao lado da Bia, como a minha mãe, a Fabi e o Yoshio.

Hoje tivemos uma reunião com o psiquiatra e a psicóloga que estão trabalhando com a Bia. Essa reunião já estava marcada desde quinta ou sexta da semana passada, ou seja, antes da postagem que coloquei no blog.

Nesta reunião falamos sobre como lidar com a Bia, o que falar, qual postura ter, etc. A Bia, por estar na UTI, está sendo cuidada pelos médicos, enfermeiros e por toda equipe que tem preparo mais do que suficiente p/ cuidar dela. Nós, a família e amigos devemos dar o suporte emocional e para isso precisamos estar bem fisicamente, emocionalmente, espiritualmente e mentalmente.

Quando a Bia sair da UTI e for p/ o quarto, ela já precisará de um apoio maior em tempo e em casa, maior ainda, pq não teremos a equipe médica do hospital. Ou seja, agora é hora de poupar “lenha”, como eles mesmos disseram. A Bia não precisa que alguém passe 24 horas ao lado dela, até pq os momentos em que fica “sozinha” também são importantes (vale lembrar que sozinha ela nunca está, já que está na UTI).

Enfim, nesta situação devemos cuidar de nós, p/ nos preparar p/ os próximos passos e para estar com a Bia hoje com uma qualidade maior, mais saudável (como eles mesmos disseram) de companhia do que por mais tempo, mas cansadas, stressadas e no limite.

Refletindo sobre tudo isso ficou acordado que não haverá mais escala p/ trocar o turno na UTI e nem obrigatoriedade de cumprir horários ao lado dela. Quem tiver vontade vai, fica o tempo que achar saudável. Inclusive durante a noite, foi sugerido que ninguém durma com ela, mas que todos descansem para estar bem no dia seguinte.

Com relação as visitas, que inclusive pedi na postagem anterior, a psicóloga e o psiquiatra sugeriram que quem tiver vontade pode ir até o hospital, das 13 às 21hs e que peçam na recepção que avisem a Bia da sua presença. Se ela quiser e puder receber a visita podem entrar, caso contrário pedimos que entendam e que respeitem esse momento e esse espaço dela. Pode ser que ela esteja fazendo fisioterapia, em algum procedimento, como exame, banho etc... ou simplesmente está indisposta para receber visita naquele momento.

Nessa situação, saiba que só sua ida até lá, só esse deslocamento, essa vontade, com certeza já foi importante, mesmo que você não tenha entrado na UTI.

Falamos inclusive sobre o desejo de visitar a Bia de algumas pessoas que a Bia nunca viu, mas que estão envolvidas na história, até por esse blog. Para essas pessoas fazemos o mesmo pedido, podem ir, mas avisem pela recepção e respeitem a vontade dela.

Para quem ela permitir entrar, pode acontecer de entrar no quarto da UTI, ela dar oi e já te pedir p/ ir embora (ela pode dizer isso, ou simplesmente fechar os olhos, p/ mandar a mensagem que “dormiu” e que vc pode ir). Isso pq muitas vezes ela tem vontade de ver a pessoa, saudades ou curiosidade, mas logo que vê já quer ficar sozinha, por razões que nem precisamos tentar explicar ou entender. Pedimos também que respeitem esses momentos.

O que o psiquiatra e a psicóloga disseram é que essas visitas podem realmente ser saudáveis p/ Bia. Cada um com seu jeito, sua forma de olhar, de passar força p/ ela.

O que pedimos é que evitem perfumes, que entrem um de cada vez, que respeitem o espaço dela, peçam licença ao entrar, antes de beijar, perguntem se ela quer etc. Por favor, também não fiquem pedindo que ela mostre as conquistas como mexer a mão, etc... O respeito pelo espaço da Bia, pelo limite e momento dela é o mais importante.

Mais um recado, não precisam ligar p/ nós p/ avisar que irão ao hospital, podem ir direto e pedir autorização p/ própria Bia pela equipe da recepção.

Tudo isso é novo para nós, é uma nova fase com a Bia e vamos tentar, sempre buscando o melhor para ela!

Quanto aos cachorros, realmente não é que minha mãe ou minha tia querem se desfazer dos cachorros, mas querem pensar em ter uma ajuda nessa fase, por isso veio a idéia de doação, que pode ser uma doação temporária, como sugeriu a Patricia, a idéia era essa mesma! Apesar que agora, vamos tentar dar conta deles e até tirar forças deles p/ cuidarmos da Bia.

Aliás, quem é essa Patrícia, é a Patrícia do camping, da be.Living, do Robert? Rsrsrs tem horas que não sei quem escreve pq temos vários amigos com o mesmo nome rsrsrs.

Bom, gostaria de agradecer cada um pelo que tem feito, seja pelo blog, pelos nicks, pelas conversas no MSN, tel, pessoalmente, pelos convites p/ almoço, jantar, churrasco, palestra, quando conversamos e nos distraimos p/ ter forças... seja pelo acolhimento de cada um, pelo novo grupo de discussão p/ buscar respostas p/ tudo isso, pela dica de livro e pelo ilustre convite de ser torcedora oficial e fiel do corinthians!!! rsrsrs

Mas p/ não correr o risco de esquecer de agradecer alguém, vou agradecendo cada um no seu momento e por aqui faço um agradecimento a todos!!!

E que o melhor aconteça p/ Bia!!!

8 comentários:

  1. Amamos tds vcs, confiamos que as coisas correrão da forma que for melhor para Bia e para td Flia HN, que a cada minuto, das mais diferentes formas e,acima de tudo, sabemos que vcs tem duas coisas em comum: um grande amor de um pelo outro e o objetivo constante de propiciar o melhor para Bia.

    "Que o melhor aconteça para Bia!!!"

    Que a chuva de Bênçãos caia e recaia sb Bia, Eliana, td flia HN e aqueles que tanto tem se dedicado e se doado para que nossa querida "menina" siga em frente na superação de tds obstáculos.

    Muita luz, muita paz
    Aline e flia

    ResponderExcluir
  2. Adendo: vcs não tem nada para agradecer. Nós é que agradecemos por "vcs fazerem parte de nossas vidas"

    ResponderExcluir
  3. Oi Família,
    Boa noite!!!
    Fê, eu sou a Patricia do camping!!!!
    Vou ver se acho algumas fotos da época e levo pra vocês no hospital!
    Beijocas a todos e estou a disposição!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, sem querer tornar um debate ou entrar no mérito da questão (permito que a Fabi retire a minha postagem se for o caso).

    EXISTE UM SÓ DEUS E ELE NÃO É RELIGIOSO. ELE NÃO DEPENDE DE NÓS, NÓS É QUE DEPENDEMOS DELE! NÃO É DIFERENTE O DEUS DA IGREJA CATÓLICA, NEM DA PROTESTANTE, NEM BUDISTA (APESAR DE CREREM EM BUDA), NEM DO ESPIRITISMO, NEM DO BALACUBACO... DEUS É UM SÓ, O CRIADOR, O TODO-PODEROSO, O QUE CURA, O QUE RENOVA, O QUE DÁ DONS, O QUE NOS EXALTA NA FÉ, O QUE NOS DÁ QDO PEDIMOS, O QUE NOS CONFERE A VIDA....PORTANTO, SEJAMOS SÁBIOS E COERENTES NOS NOSSOS PROPÓSITOS...NÃO ESTAMOS AQUI (NESTA VIDA) PARA DIVULGARMOS RELIGIÃO, E SIM PARA EXALTAR E ADORAR A DEUS (QUE É ÚNICO ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE)... SOMENTE DEVEMOS AMÁ-LO, INDEPENDENTE DE RELIGIÃO, COR OU SITUAÇÃO SOCIAL... DEVEMOS NOSSA HISTÓRIA SOMENTE À ELE...ENTÃO, CREIAMOS NESTE DEUS VIVO, QUE ESTÁ POR NÓS...VIVEREMOS PARA UM SÓ DEUS...

    Pessoas..me desculpem se eu fui grossa, ou mal educada...mas "eu senti" que era necessário...

    Família, me perdoem por usar este espaço para dizer palavras que, talvez, não eram para ser ditas, podem deletar se quiserem, mas é que fica meio contraditório (aos olhos de Deus) falar "do seu Deus, do meu Deus, do Deus de fulano, do sicrano..." entende???

    que a paz e a graça do Senhor estejam com vcs!!! (Shalom)

    um vídeo para meditar http://www.youtube.com/watch?v=pnAaL6N9oz8&feature=PlayList&p=9D888BD4644B0B05&index=2

    ResponderExcluir
  5. Gente,
    Que bom que as coisas estão tomando um rumo mais saudável para todos. Sei que vocês querem o melhor para a Bia, mas não vão conseguir dar a ela o que vocês não têm. Por isso precisam de um mínimo de descanso e de tranquilidade, para passarem coisas boas quando estiverem com ela.
    E a Bia tem a benção maravilhosa de ter essa família linda, que briga prá ficar com ela e prá tentar fazer o melhor, quando o que a gente vê por aí é todo mundo abandonando o barco em situações até mais fáceis que essa pela qual vocês estão passando.
    Que a vida siga seu curso pelo melhor caminho para todos, e que a Bia tenha força para enfrentar com serenidade essa nova fase da vida dela.
    Um beijo,
    Marta

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com a Marta (juro que não é por causa do nome! - rs). Hoje fui visitar a minha mãe, que está melhorando (eu espero), fui lá fazer as unhas dela - passei um esmalte clarinho do jeito que ela gosta- e também fiz escova no cabelo dela, pois ela nunca gostou de ficar com os cabelos enroladinhos.
    Minha família ainda não está unida, infelizmente não entendem que nestes momentos de dificuldade, apesar das dierenças, é preciso ficarmos juntos.
    Me lembro quando minha mãe estava na pior fase, mais crítica... eu passava as madrugadas todas ao lado dela no hospital, e no dia seguinte acordava cedinho para ir ao trabalho. Claro que chegava ao final da semana e eu estava super cansada (minha mente e meu corpo não aguentavam).
    Mas vi que eu estava me doando muito afetivamente ao processo de melhora da minha mãe, criando expectativas e me frustrando quando ela não atendia conforme minhas expectativas.Demorou um tempo, mas aprendi que eu também precisava estar bem para que ela também estivesse bem.Confesso que ainda hoje não aprendi qual é a dose certa e muitas vezes "passo dos limites" na dedicação, mas enfim... essa sou eu. O que eu quero dizer com isso tudo é que vcs têm uns aos outros e precisam estar juntos, no mesmo barco, remando na mesma direção (mesmo que em velocidades diferentes ou usando remos diferentes), mas estão no mesmo caminho. Infelizmente, por mais que vcs estejam com toda esta dedicação, a maior parte do resultado não depende de vcs. E vcs precisam estar bem para que a Bia fique bem tb.Acreditem, tudo é bem mais difícil quando não se têm uma família maravilhosa como vocês, parabéns por serem assim!!
    Vcs sabem que quando precisarem, podem contar com cada um que está nesta corrente, cada um ajudando como pode ou deve, mesmo que seja para jogar conversa fora, estamos por aqui, em um bote, acompanhando o barco de vocês!
    Um beijo grande,
    Martha

    ResponderExcluir
  7. Primas queridas, mais uma vez vou tomar a liberdade de usar o blog para falar com uma pessoa que não conheço mas que me emocionou (coisa que vcs também fazem conosco muitas vezes):
    MARTHA ( bem aqui em cima)

    Este blog, como já foi dito anteriormente, é "vivo e se tornou um fantástico canal de amor"

    Não sei o tipo de problema que vc está enfrentando e não precisa me falar pois não tenho o direito de invadir sua privacidade.

    Só quero dizer que desejo do fundo de meu coração que sua mãe melhore o quanto antes, que os obstáculos com sua flia sejam superados e que vc não se sinta só em sua batalha.

    Uma pessoa que em meio a dificuldades tem tempo de olhar para o próximo com tanto carinho e respeito com certeza será recompensada com boas energias e vibrações e sua mãe também o será.

    Sua mãe deve se orgulhar muito de vc e com toda razão.

    Da mesma forma que sempre desejo que todas as Bênçãos caiam e recaiam sobre Bia e tds minhas queridas primas, desejo também que recaiam sb sua mãe, vc e sua flia.

    Um grande abraço
    Muita luz, muita paz
    Aline

    ResponderExcluir
  8. "Que o melhor conteça para vc Bia" é apenas uma frase, mas qto significa de esperança desasossego,de expectativa.
    É que todos aqueles que fazem parte dessa corrente maravilhosa de vibrações de amor, de esperança, e, ao mesmo tempo de desespero elas idas e vindas no quadro clínico dessa "queridinha nossa", pois, agora ela está sempre presente em nossas mentes - e nos vários momentos de cada dia. Gostariamos de ter o poder de decisão e sermos capazes de fazê-la levantar dessa cama hospitalar sadia, de novo tocando a sua vida e jovem talentosa, esforçada,cheia de alegrias, projetos, sonhos a realizar, enfim, voltar a fazer parte de tudo aquilo que era sua vida e que por fatalidade está interrmpido.
    Não sabemos nunca quais são os caminhos que Deus nos traça nesta vida. Temos a nossa família, temos os nossos filhos, temos os nossos irmãos, os amigos e todos aqueles que imanaram pela oração pela vontade de contribuir de alguma maneira para que a nossa Bia se recupere, fique bem e continue tudo aquilo que está interrompido, esperando por ela.
    Não podemos nos esquecer e que o pensamento tem força e que não podemos deixar de acredita que Deus é Pai, e nenhum pai desampara seus fihos, principalmente, nos momentos de aflição.
    Assim, unidos em pensamento, vamos elevar mais uma vez nossos corações implorando a Pai Maior que proteja a Bia, que a ajude nesta fase tão difícil pela qual ela está passando. Faça com ela desenvolva em sua mente um sentimento de calma, a certeza de que não está desamparada nem agora nem nunca. Você alcançara a sua paz, o seu momento, tudo dentro o tempo certo.
    Tudo tem o seu tempo. Acredite nisto. Tenha a certeza que somente o melhor acontecerá. Isto talvez seja muito difícil no momento, com certeza. Acalma-se . Relaxe. Pense em todo o amor que vc está recebendo e inclua também o deste sua Tia Avó, que também sofre como todos que estão aos seu lado por não poder minorar seus sofrimentos, suas aflições, suas dores.
    Um beijo no coração com todo amor.
    Beijo tabém com todo carinho para a sua mãe,suas irmãs, seu avô, seus parentes e amigos. Estamos acompnahndo todos os dias as suas conquistas, as suas recaidas... enfim, tudo isto faz parte, infelizmente.
    Que Deus abençoe a todos e que principlamente que a Bia possa receber o qu for melhor para ela.
    Beijos
    Tia Lucilla e Familia

    ResponderExcluir