terça-feira, 19 de maio de 2009

Bom dia!!!

A Bia descansou mais uma noite...ontem ela teve terapia com a Dra. Patrícia e realmente ela está mais introspectiva, com um olhar mais triste.
São 80 dias confinada no hospital...
Por mais que humanizamos aquele espaço ele não deixa de ser uma UTI...
Por mais que estejamos presentes o tempo todo ela não deixa de sentir solidão...saudades do mundo!
Por mais que tentamos distrair com DVDs, conversinhas, brincadeiras.....ela não deixa de pensar em tudo o que está acontecendo com ela....
Difícil né!
Mas o inevitável aconteceu e nos resta olhar pro hj e p. frente!


É impressionante como esse blog movimenta os nossos sentimentos aqui fora!
Comentei com meu psicólogo que vou escrever p. o Google...rs...dizendo que essa ferramenta é uma maravilha moderna!
Ela funciona como um diário (daqueles que tínhamos quando éramos crianças, adolescentes) e permite que qualquer pessoa faça parte dele....fantástico isso!
Eu nunca tinha entrando em um blog em toda a minha vida....confesso que achei um pouco estranho quando a Sassá falou que iria criar o blog p. falarmos do dia a dia da Bia, pensei que seria mta exposição....mas aos poucos percebi que foi uma das melhores coisas....
Contamos como a Bia está, assim não precisamos mais responder aquele turbilhão de ligações com a mesma pergunta “como está a Bia?”
E ainda melhor, através desse blog estamos renovando nossas energias e ajudando uns aos outros...
Eu (Fabi), minha mãe, meu pai, a Fê, a tia Cuca, tia Leila, todos os primos, tios, avôs...enfim...todos nós principalmente família de sangue estamos passando por um momento extremamente deliciado, tenho falado que hj sim estou diante de algo complicado, até então eu “achava” que tinha problemas.....
Mas sabemos que cada um de vcs que lêem tem os seus problemas, tão sérios quanto o nosso, tão tristes como o da Bia, tão complicados e inexplicáveis como esse....
E ler o blog conforta os corações de quem sofre....
São as postagens da família, são os maravilhosos comentários dos amigos e dos desconhecidos!

Escrevo tudo isso pq me emociono com vcs...

Vi no Nick do MSN de uma amiga que vejo mto mto mto pouco, a Bel, e fiquei emociona com a frase que ela deixou no Nick dela “a maior lição de vida...leiam e entrem nessa corrente do bem: www.acompanheabia.blogspot.com “

Linda e importante a mensagem da Danielle amiga da Tabata que tb está nessa “ultra” corrente....

Os vários sonhos de vcs com a Bia....(Elke, Monalisa....)

As palavras divinas de variadas crenças....(Jô, Bianca....)

Quando falei com a Elaine (amiga da Bia) e perguntei, tudo bem? Ela me respondeu “melhor quando leio suas mensagens sobre a Bia...”

Temos um “anjinho”, amigo de infância da Fê que nos emociona o tempo todo...

E ainda mais emocionante pra mim em particular quando....
Vc percebem pelo meu jeito de escrever quando estou bem e quando não estou.....e me mandam e-mails (Martha), me mandam mensagens no celular (Tati), tentam falar comigo pelo radio, pelo celular (Dani, Drica)...
Quando recebi os parabéns de mta gente especial! Parabéns que veio da Espanha, de Madrid, do Canadá....do Rio de Janeiro...(Juju, Drica, Gil, Rafa)
Deixam flores lindas no hospital....linda Roberta (Pepita)
Recebo e-mails que tocam demais (Cidinha, Aline, TT, Paty, Sassá, Max...)
Qaundo estou super confusa com o que fazer e leio do querido Thiago aquela frase dele "Faz o que seu coração manda... fique com sua consciência.. independente do externo..."

E tem o melhor de tudo isso....esse “blog”... essa “corrente do bem”...essa “lição de vida”....essa carga de bateria de nos alimenta todos os dias não funciona só com os familiares da Bia.....funciona com todos que estão aqui de mãos dadas lutando por uma única coisa....fazer o bem e receber o bem!

Obrigada pela oportunidade de “TROCARMOS” tudo isso.....

Beijos e abraços de “urso”....... rs

15 comentários:

  1. É Fabi...
    Costumo dizer q ninguem passa por essa vida sem uma situação bem dificil pra vivenciar, sem um 'drama pessoal' é atraves dessas vivencias dificeis q aprendemos como é bom simplesmente respirar e sorrir, como é importante manter a calma mesmo diante de algo realmente muito ruim...
    é assim q aprendemos o real significado de palavras como 'FÉ' 'ESPERANÇA' 'AMIZADE' 'AMOR' 'SOLIDARIEDADE' ...
    e só posso desejar a vcs todas FORÇA pra passar por isso. Ninguem sabe qtos dias mais, vc ja contabilizou 80 dias numa montanha russa emocional, vcs nem sabiam o qto eram fortes, o qto eram sábias para saber tocar adiante. Tenham certeza q estão sendo muito iluminadas para lidar com tudo o que ainda está por vir.
    beijos !!

    ResponderExcluir
  2. Pois e fabi as coisas acontecem e nao sabemos o pq nem como tdo aconteceu...A Bia se mudou para ka sem ao menos conhecer direito deixando tdos ai em Sao Paulo...conheceu pessoas e cativou cada uma delas...Quando digo" forca Bia" e pq deve estar sendo muito dificil para ela, uma pessoa mega ativa que nao parava um minuto se quer na escola, hj ter que esperar, ter que ter paciencia, nao deve ta sendo facil tanto para ela quanto para vcs da familia.

    A cada dia que leio me surpreendo e ao mesmo tempo me pergunto: "meu deus pq??" logico nao tenho a resposta e nem vou ter...quem sabe um dia, mas a Bia so me mostra como e bom viver e lutar por ela...Nao preciso dizer como sinto falta dela, sonho as vezes ela me perguntando: como esta a Blossom? eu apenas dou um sorriso e ela diz que bom que esta tudo bem...e ai se acaba o sonho, ao acordar acabo ficando triste...mas sei que ja ja ela estara aqui comemorando as vitorias vencidas!

    Bia nao esta sendo facil sem vc...mas estou lutando, rezando e sei que vc vai conseguir vencer como ja esta fazendo...vamos la...conquistando mais pedrinhas...nada de cabeca baixa nem de desanimo...força...

    Fabi agradeco muito por esse blog viu...me ajuda muito por ter certeza...amenizar a saudade que sinto dela...mande meus beijos...ela viu as fotos!?

    Fiquem com Deus...
    Vamos viver...um dia de cada vez...uma vitoria de cada vez!

    Beijos Aline e Lucas

    ResponderExcluir
  3. Fabi como sempre vc nos emociona, nos encanta e sabemos que grande parte das vz, além de notícis "clínicas" da evolução de Bia vc está traduzindo os sentimentos de Bia, os seus, os de sua mãe (tão querida, meiga e forte), os de Fê, os de seus pais. Enfim vc é capaz de colocar em palavras sentimentos difíceis de traduzir.

    Confesso que quando soube do blog pensei: "como assim? Que coisa estranha."

    Obrigada flia HN por ter permitido que Sassá colocassse essa maravilhosa idéia em prática. Obrigada Sassá pela idéia generosa.

    Este blog tem como foco principal canalizar energias positivas para Bia e para vcs mas acabou se tornando, também, um instrumento de amor e paz para tds nós.

    Este blog se tornou se tornou vivo e parte de nossas vidas pois nos auxilia a sermos melhores.

    Nos prova todo o tempo que a vida nos pega de surpresa e em um segundo tudo que ocorre à nossa volta muda; que a vida é impermanente mesmo nos momentos que sequer notamos (nossas células mudam a cada segundo mas só percebemos uns aninhos depois rsrs) e que temos que aprender a viver e a "ser" equilibristas. E, ao lembrarmos de um algum grande equilibrista, vemos que ele realiza seu ofício com concentração, sabedoria, leveza e alegria, sem medo de mostrar sua arte.

    Assim é a flia HN: equlibristas da vida real que nos levam para frente e nos mostram que apesar dos grandes obstáculos é nos momentos mais difíceis que podemos enraizar em nossos corações o amor, a fé, a esperança, a paciência e calma interior. Ir a uma festa, brincar, rir e se abraçar é fácil. Fazer isso em momentos delicados é o que importa e fica para sempre em nossas vidas.

    Que a chuva de Bênçãos continue caindo hj sempre sb Bia, tds vcs da flia HN e tds aqueles que, seja de que forma, for estão ao lado dessa flia tão especial.
    Bjs
    Muita luz,muita paz
    Aline e flia

    ResponderExcluir
  4. Oiê meninas, Bia. Faby, Fê e Eli.
    Sei q não é fácil tudo isso q Vcs estão passando. Mas faz parte Infelizmente. DEUS com o enorme coração sempre está por perto de todos nós e Principalmente da Bia. Graças a DEUS q Ela tm uma Saúde Maravilhosa, tm Amigos Maravilhosos e a Família então, nem preciso dizer nada. Não é fácil para nós também em ver todas Vcs nessa situação e não poder fazer nada?? Dá uma vontade LOKA de tirar Ela dali, mas Não podemos. Sei q não queremos nossos AMIGOS q Amamos muito sofram por nada. Tudo tem o seu momento. DEUS sabe o q é melhor para todos nós e Principalmente para a Bia. Esse obstáculo q Vcs tm q passar nessa Vida e para provar q Vcs são capazes de muitas coisas q nem Vcs não esperavam. Meu Pai sempre dizia: Agradecia aquele dia a DEUS e quando acordava, dava Graças a DEUS por estar Vivo e Vivia o dia como se fosse o último. Doi claro q doi. Ver o rostinho dela naquela UTI é ruim??? Sim claro q é ruim. DEUS quis assim e não podemos ser contra. Ela a cada dia mostra Não só para Vcs, médicos ou pra Ela, mas sim mostra a DEUS q não importa qual o problema q DEUS de a Bia, Ela saberá resolver, superar.
    A nossa Vida é uma enorme escola, onde aprendemos e ensinamos muitas coisas e a Bia está nos ensinando como superar, vencer esse enorme obstáculo q Ela tm em sua Vida. Ler as mensagem Emocionam todos nós, pois estamos frágeis com tudo isso e percebemos q as Pessoas tm o poder de fazer com q essa energia Maravilhosa chegue a Bia. Q a Bia ganhou novas Pessoas, como se fossemos da Família dela.
    Bom estou muito Feliz com tudo isso. Sempre fico ancioso para ler os comentários no Blog. Fiquei muito Feliz em ter reencontrado a Faby e ter lhe dado um enorme abraço e dizer q estou disponível para a Família Nyari q podem contar comigo para qqer momento.
    Deixarei outra mensagem para Vcs.

    Viva com paixão!!

    Saia de casa só pelo gosto de caminhar.

    Sorria para todos.

    Faça um álbum de família.

    Conte estrelas.

    Telefone para seus amigos.

    Diga ''gosto muito de você''!

    Converse com Deus.

    Volte a ser criança, Pule corda.

    Apague de vez a palavra ''rancor''.

    Diga ''sim''.

    Dê uma boa risada!

    Leia um livro.

    Peça ajuda.

    Corra.

    Cumpra uma promessa.

    Cante uma canção.

    Lembre o aniversário de seus amigos.

    Ajude alguém doente.

    Pule para se divertir.

    Mude de penteado.

    Seja disponível para escutar.

    Deixe seu pensamento viajar.

    Retribua um favor.

    Termine aquele projeto.

    Quebre uma rotina.

    Tome um banho de espuma,

    Escreva uma lista de coisas que lhe dão prazer.

    Faça uma gentileza.

    Escute os grilos.

    Agradeça a Deus pelo Sol.

    Aceite um elogio. Perdoe-se.

    Deixe que alguém cuide de você.

    Demonstre que está feliz.

    Faça alguma coisa que sempre desejou.

    Toque a ponta dos pés.

    Olhe com atenção uma flor.

    Só por hoje evite dizer ''não posso''.

    Cante no chuveiro.

    Viva intensamente cada minuto de vida.

    Inicie uma tradição familiar.

    Faça um piquenique no quintal.

    Não se preocupe.

    Tenha coragem das pequenas coisas.

    Ajude um vizinho idoso.

    Afague uma criança.

    Reveja fotos antigas.

    Escute um amigo.

    Feche os olhos e imagine as ondas do mar.

    Brinque com seu mascote.

    Permita-se brilhar.

    Dê uma palmadinha nas suas proprias costas.

    Torça pelo seu time.

    Pinte um quadro.

    Cumprimente um novo vizinho.

    Compre um presente para você mesmo.

    Mude alguma coisa.

    Delegue tarefas.

    Diga ''bem vindo!'' a quem chegou.

    Permita que alguém o ajude.

    A-gra-de-ça!

    Saiba que não está só.

    Decida-se a viver com ''paixão'',

    sem ela, nada de grande se consegue.

    Adoro Vcs todas. Fiquem com DEUS e q Ele continue cuidado de todas Vcs e Principalmente da Bia.

    Bjs para as Mulheres e Abçs aos Homens.

    ResponderExcluir
  5. Famíla Nyari( que agora é enorme.... sóver o blog),

    Estejam certos que Deus é bom e podemos esperar tudo dele.
    Escrevendo assim, alguns podem pensar..."Esse cara é louco, é fácil falar..." Realmente, "falar" é fácil, mas FALAR com o sentimento, levar a força, absorver a dor alheia e depurá-la, afim de auxiliar no processo .... Ahhhh,isso é duro demais .Pois durante os momentos de oração, o que mais queremos é absorver a dor de vcs todos e em especial da BIA e injetar luz e paz.
    Tenham a certeza de que estamos bem presentes em oração todos os dias ao lado da "BIA", segurando em sua mão, escutando sua respiração,mexendo seus dedos e acalmando seu coração e alma.Entretanto peço a BIA uma só coisa.FFFFFFFFOOOOOOOORRRRRRÇAAAAAAA.
    Em tempo, cada um tem sua religião e ponto de vista, mas se nos unirmos, cada um com seu Deus, ficaremos mais fortes.

    BIA, beijos no coração.

    A.L.B

    ResponderExcluir
  6. oi meus amores...
    como sempre digo, pra comentar eu tenho q esta bem e ultimamente nao tenho estado, como a Fabi disse: todos tem problemas..., mas a maneira como os resolvemos é que muda tudo...
    e ao ler o post de hj, era tudo o que precisava...
    Hj sou eu quem agradeço por ter vc's e por ter esse post q leio coisas tão bonitas, coisas tão reais, enfim, que nos fortalece pois eu acredito que estamos numa imensa corrente de mãos dadas e se um está prestes a cair ou a escorregar quem esta nos segurando as mãos, segura com mais força...
    Posso imaginar o que esta familia está passando, ainda mais a Bia, tão independente mas eu acredito que muito em breve ela sairá da UTI e aproveitará, nesses momentos em que ela está triste e introspectiva o que podemos fazer é orar e pedir a Deus que este momento passe e ela volte a sorrir.
    beijos, com carinho!

    ResponderExcluir
  7. Continuo na rotina de abrír o blog da Bia (acho que nãomais só dela!!!!) pelo menos 3 vezes ao dia para ter notícias da Bia, de vocês e incrível, de pessoas que nem sei quem são...Tenho orado bastante esses tempos. Esses momentos de oração não me trazem explicações mas me trazem, pouco a pouco, a paz. Ensinam-me, também, que só ELE pode ajudar a curar , a tirar essa dor de dentro de mim. Quanto mais eu rezo mais eu entendo que essas dores nossas são passageiras. Aprendo que meu corpo está sofrendo mas que minha alma está crescendo. Nesses momentos imagino que Jesus está segurando no colo as pessoas que sofrem e que me são caras (dentre elas a Bia). Aí me tranquilizo porque elas estão nos braços do Pai e o Pai olhará por elas como olha por nós.
    Tenho cada vez mais acreditado que ELE está no controle e isso me dá mais tranquilidade porque nenhum Pai quer o sofrimento de um filho. Assim Família Hernandez Nyari, tenha a certeza de que este blog é abençoado por Deus. Tenham a certeza de que ele está servindo para muitas mais pessoas . Tenham a certeza de que o sofrimento de vocês está sendo compartilhado por todos mas QUE DEUS está no controle e dará para vocês logo, logo a paz.
    Amo vocês. Admiro vocês. Aprendo com vocês e tenho aprendido muaito com esse blog. Por consequencia, tenho aprendido muito com a Bia. Ela tem sido o instrumento para isso. Foi poar ela que esse blog começou....
    Beijos e se cuidem. Fé , muita fé....

    Cida e família

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabi,

    Realmente concordo que este blog foi ótima ideia para que possamos acompanhar o que esta acontecendo com Bia e conter nossas ansiedades sem ter que atormenta-las com bilhões de perguntas ......rs
    Esta aqui pensando e ouvindo umas musicas e uma me chamou a atenção e me lembrei de vocês, por isso gostaria de compartilhar;

    http://www.youtube.com/watch?v=85_wB8NEGSo

    Essa letra fala que:
    "O meu Deus é o Deus do Impossivel !
    E fara o impossivel por você !!!"

    Realmente o meu Deus tem se motsrado que realmente é o Deus do impossivel e tem feito milagres não só na vida da Bia mas na de todas vocês e tem sido muito bom poder testemunhar isso, mesmo que distante.

    Continue escrevendo pois para nos tem sido tão bom quanto acredito estar sendo pra vocês.

    bjs e fiquem com Deus !!


    Gil Brandão

    ResponderExcluir
  9. Fabi, nada acontece por acaso.... as vidas de cada uma destas pessos cruzaram com a sua, com a da Bia, por alguma razão - que talvez por agora não saibaos qual, mas certamente fará sentido. Quero deixar um presente:
    De Vinicius de Moraes

    Soneto do amigo

    Enfim, depois de tanto erro passado
    Tantas retaliações, tanto perigo
    Eis que ressurge noutro o velho amigo
    Nunca perdido, sempre reencontrado.

    É bom sentá-lo novamente ao lado
    Com olhos que contêm o olhar antigo
    Sempre comigo um pouco atribulado
    E como sempre singular comigo.

    Um bicho igual a mim, simples e humano
    Sabendo se mover e comover
    E a disfarçar com o meu próprio engano.

    O amigo: um ser que a vida não explica
    Que só se vai ao ver outro nascer
    E o espelho de minha alma multiplica...

    ResponderExcluir
  10. Fabi, esse blog tem mesmo uma razão de existir. Não sei explicar o motivo, mas talvez este vídeo possa explicar: http://www.youtube.com/watch?v=FNd_sBddLzM
    Acho que foi um meio de todos te abraçarem e serem abraçados. Veja a letra da música do vídeo:
    Outro abraço
    Marco Camarano
    Composição: Indisponível

    Sei que sou, duro na queda
    Sei também, que não ser feito de pedra
    Gente só, precisa dessa selva
    A falta de afago

    Vem, vem que o meu ombro eu posso emprestar

    Um abraço
    Outro Abraço
    Caia nessa rede de desembaraço

    Um abraço
    Um novo Abraço
    Se lance mais em outro amasso
    Crie um laço, que se seja mais real

    Deixe estar, seja imperfeito e honesto
    Cego amor, por um defeito sincero
    Vai que vai, vai de peito aberto
    Entre, nesse passo

    Eu não passo não

    Vem, vem que o meu ombro eu posso emprestar

    Um abraço
    Outro Abraço
    Caia nessa rede de desembaraço

    Um abraço
    Um novo Abraço
    Se lance mais num outro amasso

    Um abraço
    Outro Abraço
    Caia nessa rede de desembaraço

    Um abraço
    Um novo Abraço
    Se lance mais num outro amasso

    Vem, vem que o meu ombro eu vou te emprestar


    Beijoooos, boa noite e um abraço bem apertado para todos!!!
    Martha

    ResponderExcluir
  11. Pois é Fabi, é muito fácil te entender ao ler as suas palavras, todos temos nossos altos e baixos, a maneira que vamos "brigar" por um dia melhor é que faz a diferença. Algumas vezes nos sentimos impotentes e abatidos, hj por exemplo não estou no meu melhor, mas acredito que vamos melhorar, todos nós iremos. Depois da tempestade vem a bonança e esse é sempre meu "lema" nas horas dificeis. Acredito que assim vamos ficar mais fortalecidos p/ receber e valorizar o que ainda está por vir.
    Nada como um dia após o outro e assim "vamo que vamo"!!!!

    ResponderExcluir
  12. Fabi,
    só hj consegui entrar no blog... minha mãe me passou ontem à noite...
    Fiquei mto emocianda com tudo - com as mensagens, com tudo q ela "aprontava", toda molecagem, e principalmente com a semelhança entre vcs, vcs são mto parecidas!!! Esse blog é realmente "mágico" pq agora parece q eu já a conheço há mto tempo...
    Fico mto feliz em saber q ela tá se recuperando, mesmo q devagar, tudo tem seu tempo, temos q ter paciência e rezar mto - Ele nos dá tudo q precisamos na hora certa!
    Tenho fé q a sua Bia vai melhorar logo e aí vc pode dar uma "surra" de beijos nela pelo susto q ela deu ou até mesmo pedir pra ela copiar um caderno inteiro pra vc!!! Se quiser eu ajudo!!
    Mto obrigada tbm pela força q vc e as pessoas do blog deram pra "minha" Bia - tá marcada a cesária pra sexta dia 22/05, às 13:30 horas. Tenho certeza q tudo dará certo!!! Rezo pra ela, assim com rezo pra "sua" Bia, pra q Deus as ilumine e ilumine as pessoas q cuidam e cuidarão delas, q façam o melhor. Acredito q Deus não dá uma cruz mais pesada do q aquela q podemos carregar...
    Qdo descobrimos o problema no coração da Bia, meu marido ficou bem desanimado - pq justo no coração??? Ele tem pai e irmão cardiologistas... Eu respondi q não sabiamos como as coisas aconteciam nem pq - tinhamos q simplesmente correr atrás e ter a consciência tranquila de q fizemos o melhor, tudo o q pudesse ser feito. Foi aí q mexendo nas minhas coisas achei um cartão e copiei pra ele - vou deixar aqui pra vcs tbm:
    "Pedi força e vigor
    e Deus me mandou dificuldades para me fazer forte.
    Pedi sabedoria
    e Deus me mandou problemas pra resolver.
    Pedi prosperidade
    e Deus me deu energia e cérebro pra trabalhar.
    Pedi coragem
    e Deus me mandou situações perigosas para superar.
    Pedi amor
    e Deus me mandou poessoas com problemas para ajudar.
    Pedi favores
    e Deus me mandou oportunidades.
    Não recebi nada do que queria,
    recebi tudo que precisava.
    minhas preces foram atendidas."
    Qq coisa q precisar, vc sabe onde nos achar. Fiquem bem!
    Bjs, pra vc, pra sua mãe e pra Bia!
    Ju (e Bia)

    ResponderExcluir
  13. Oi Fabi,
    este blog foi uma maneira de poder estar perto de vcs, quando não podemos estar de corpo presente. Ele só tem essa força pq vcs fazem dele uma ótima ferramenta, de amor, de apoio, superação e luta. Ele serve para vcs como serve para nós. Quando não estou muito bem, entro no blog para "aprender" um pouco com os problemas dos outros, e foi isso que encontrei hoje com o texto da Ju (e Bia). Claro sem contar com a lição diaria que a Bia tem nos dado.
    Acredito muito que Deus não nos dá um fardo mais pesado que podemos carregar, mas as vezes esse fardo nos derruba e precisamos unir força interior para colocá-lo nas costas novamente e seguir a diante. Acho que é essa nossa missão aqui neste mundo.
    Sintam-se abraçada por mim, pois todos os dias eu leio o blog, mesmo que eu não coloque nada.
    E lembrem-se, todos somos fracos as vezes e erramos e isso que nos torna humano, não se cobrem muito!
    Beijos,
    Sassá

    ResponderExcluir
  14. Eliana, Fe, Fabi e Bia
    Passando aqui para deixar um abração virtual bem forte e dizer que amamos vcs.

    Mais uma vez vou usar o Blog para a falar com outra pessoa. Vcs são tão generosas que nos permitem essas coisas. Obrigada, bjs mil

    PARA JU E BIA QUE ESTÁ PARA CHEGAR
    Sua linda Bia vai chegar linda e forte e também será um exemplo para nós. Conte com nossas orações e vibrações de amor e saúde.

    Que uma chuva de Bênçãos caia sb Bia Niary, flia HN, sobre Ju e sua Bia.

    Muita luz, muita paz
    Aline

    ResponderExcluir
  15. Muito bom ler meu nome neste confesso.
    Não por ter escrito na espera de alguma resposta, mas sim, por saber que minhas palavras foram significantes para esta família que hoje tem incerteza sobre o futuro !

    Mais uma vez, reitero minha solidariedade.

    Bom ler vcs !

    ResponderExcluir